RPG
na Geografia
Ana Paula Kammer
No
dia 07 de fevereiro aconteceu no laboratório de ensino de Geografia- (LEG) Universidade Estadual do Oeste do Paraná -
UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon a reunião
do Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Ao final da
reunião os pibidianos deveriam apresentar uma atividade prática/lúdica que
poderia ser utilizada nos colégios de atuação do programa. A atividade desse
trabalho é o RPG. A proposta nada mais é
do que um jogo de interpretação de personagens em um cenário criado pelo
professor, através de uma história adaptada ao conteúdo.
A cada casa o jogador é questionado como seguirá em frente, se optar corretamente
chegará ao final da história. Na
reunião foi exposta a todos a atividade, tendo como “cobaias” os demais
pibidianos e professores presentes. Após a exposição do jogo os alunos e
professores que participaram da atividade puderam apresentar sua opinião em
relação ao desenvolver da história. Verificou-se que a atividade era demasiado longa e com
partes pesadas envolvendo situações contraindicadas para essa faixa etária
(mortes) . Em determinados momentos da
história os alunos teriam que parar de jogar, pois seu personagem havia
morrido, mas em conversa com o grupo foi discutido que seria relevante usar
punições de tempo. Uma das observações
feitas após a apresentação foi para verificar a numeração da história, pois os
números impares levavam ao fim do jogo e
os números pares seguiam em frente. E ainda, fez parte das observações separar
a turma em equipes e deixar que eles leiam o texto. Fez parte das ideias
acrescentar pistas ao jogo e fazer com que os leitores procurem alguns objetos
escondidos, códigos ou até mesmo
projeções feitas anteriormente pelo professor na sala de aula, deixariam a história
cativante e interessante.
Foto: Pibidiana apresentando a atividade que elaborou.
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