quarta-feira, 7 de março de 2018

RPG na Geografia

RPG na Geografia
 Ana Paula Kammer



No dia 07 de fevereiro aconteceu no laboratório de ensino de Geografia- (LEG)  Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon  a reunião do Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Ao final da reunião os pibidianos deveriam apresentar uma atividade prática/lúdica que poderia ser utilizada nos colégios de atuação do programa. A atividade desse trabalho é o RPG. A proposta  nada mais é do que um jogo de interpretação de personagens em um cenário criado pelo professor, através de uma história adaptada ao conteúdo. A cada casa o jogador é questionado como seguirá em frente, se optar corretamente chegará ao final da história. Na reunião foi exposta a todos a atividade, tendo como “cobaias” os demais pibidianos e professores presentes. Após a exposição do jogo os alunos e professores que participaram da atividade puderam apresentar sua opinião em relação ao desenvolver da história. Verificou-se  que a atividade era demasiado longa e com partes pesadas envolvendo situações contraindicadas para essa faixa etária (mortes) .  Em determinados momentos da história os alunos teriam que parar de jogar, pois seu personagem havia morrido, mas em conversa com o grupo foi discutido que seria relevante usar punições de tempo.  Uma das observações feitas após a apresentação foi para verificar a numeração da história, pois os números impares levavam  ao fim do jogo e os números pares seguiam em frente. E ainda, fez parte das observações separar a turma em equipes e deixar que eles leiam o texto. Fez parte das ideias acrescentar pistas ao jogo e fazer com que os leitores procurem alguns objetos escondidos,  códigos ou até mesmo projeções feitas anteriormente pelo professor  na sala de aula, deixariam a história cativante e interessante.

Foto: Pibidiana apresentando a atividade que elaborou.
 Fonte: PIBID-Geografia, UNIOESTE/MCR.07/02/2018

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