quarta-feira, 7 de março de 2018

Conhecendo as Regiões

Relato da proposta de Atividade Diferenciada de Férias
Larissa da Cruz C. da Silva

Conhecendo as Regiões.
No mês de Janeiro de 2018, o subprojeto do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Geografia “da teoria à prática”, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) de Marechal Cândido Rondon, ao invés de realizar encontros semanais, trabalhou na elaboração de atividades práticas diferenciadas. A atividade foi proposta pela coordenadora do subprojeto Dra. Marli Szumilo Schlosser, na última reunião do ano de 2017.
Os pibidianos tinham como objetivo pensar em uma atividade, que poderá ser desenvolvida nas escolas que o PIBID atua, com objetivos, justificativas, referências de atividades realizadas e autores referentes ao assunto da atividade. A coordenadora elaborou um cronograma, no qual as quartas- feiras eram destinadas pra elaboração das atividades.
A ideia da atividade foi desenvolvidaem duas fases, na primeira os alunos desenhariam/apresentariam as características de uma região escolhida pelo professor e na segunda parte da atividade, os alunos fariam os pratos típicos da culinária das regiões brasileiras.
A atividade planejada é para 7º ano, ela seria organizada da seguinte forma, no chão ficará a Rosa dos Ventos. Fazer um círculo com cinco cadeiras ao redor da rosa, cada uma representando uma região, nessa direção uma imagem com a característica da região. Os alunos serão divididos em grupo, cada grupo escolhe um representante, esse aluno irá ao centro do círculo, o professor dirá uma direção para o aluno girar, conforme a direção que ele parar, terá a frente á imagem com a característica da região que ele deverá dizer qual é observando a foto.
Em discussão com o grupo, foram dadas várias idéias para a atividade e algumas mudanças. Entre essas idéias colocar uma roleta sobre a Rosa dos Ventos, cada grupo girará a roleta, em qual direção a roleta parar o grupo vai dizer que região é aquela a partir da imagem, e assim eles receberãouma parte da região para montar.
Outra ideia indicou que poderiam desenvolver na atividade o uso de gírias, para caracterizar cada região. Ainda, pode-se delimitar os aspectos combase nas características culturais, pontos turísticos ou culináriospara facilitar a identificação dos alunos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário