Relato da proposta de Atividade
Diferenciada de Férias
Larissa da Cruz C. da Silva
Conhecendo as Regiões.
No
mês de Janeiro de 2018, o subprojeto do Programa de Bolsa de Iniciação à
Docência (PIBID) de Geografia “da teoria à prática”, da Universidade Estadual
do Oeste do Paraná (UNIOESTE) de Marechal Cândido Rondon, ao invés de realizar
encontros semanais, trabalhou na elaboração de atividades práticas
diferenciadas. A atividade foi proposta pela coordenadora do subprojeto Dra.
Marli Szumilo Schlosser, na última reunião do ano de 2017.
Os
pibidianos tinham como objetivo pensar em uma atividade, que poderá ser desenvolvida
nas escolas que o PIBID atua, com objetivos, justificativas, referências de
atividades realizadas e autores referentes ao assunto da atividade. A
coordenadora elaborou um cronograma, no qual as quartas- feiras eram destinadas
pra elaboração das atividades.
A
ideia da atividade foi desenvolvidaem duas fases, na primeira os alunos desenhariam/apresentariam
as características de uma região escolhida pelo professor e na segunda parte da
atividade, os alunos fariam os pratos típicos da culinária das regiões
brasileiras.
A
atividade planejada é para 7º ano, ela seria organizada da seguinte forma, no
chão ficará a Rosa dos Ventos. Fazer um círculo com cinco cadeiras ao redor da
rosa, cada uma representando uma região, nessa direção uma imagem com a
característica da região. Os alunos serão divididos em grupo, cada grupo escolhe
um representante, esse aluno irá ao centro do círculo, o professor dirá uma
direção para o aluno girar, conforme a direção que ele parar, terá a frente á
imagem com a característica da região que ele deverá dizer qual é observando a
foto.
Em
discussão com o grupo, foram dadas várias idéias para a atividade e algumas
mudanças. Entre essas idéias colocar uma roleta sobre a Rosa dos Ventos, cada
grupo girará a roleta, em qual direção a roleta parar o grupo vai dizer que região
é aquela a partir da imagem, e assim eles receberãouma parte da região para
montar.
Outra
ideia indicou que poderiam desenvolver na atividade o uso de gírias, para
caracterizar cada região. Ainda, pode-se delimitar os aspectos combase nas
características culturais, pontos turísticos ou culináriospara facilitar a
identificação dos alunos.
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