quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Trabalho de Campo - Usina Hidrelétrica: Moinho Cercar

No dia nove de agosto de 2016, foi realizado com os alunos do 6° ano do Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta, trabalho de campo até a Usina Hidrelétrica Moinho Cercar, com o acompanhamento e supervisão da professora Eliane Artigas Liecheski. Portanto, tratou-se de uma atividade prática, com o intuito de mostrar aos alunos a realidade de uma Usina Hidrelétrica. O acompanhamento e explicação técnica ficou a cargo do funcionário do Moinho Cercar, o Senhor Fernando Goldschimidt, que relatou durante a visita o processo de funcionamento da Usina. 
A Usina tem o nome de Moinho Cercar, na época em que foi construída a barragem havia ali próximo um moinho. A empresa Cercar comprou a área que esta construída a sala de máquinas e o canal. A mesma adquiriu essas terras que são em torno de cem hectare. A barragem está localizada no km 35 a partir do começo do rio, ela pega água de 744 km², possui vazão de 28,000 kw, são duas turbinas e por elas passam em torno de 11.000 litros por segundo de água. Os pibidianos juntamente com alunos acompanharam esse processo, desde de a barragem que foi construída e o caminho que água percorre até chegar nas turbinas. 
Foi relatado pelo funcionário Fernando Goldschimidt, os procedimentos que ocorrem dentro da sala de máquinas desde as turbinas, transformador até mesmo como é feito o transporte dessa energia gerada. Foi visitado também a sala de painéis, que controla o processo e monitoramento da Usina, na oportunidade estavam os engenheiros responsáveis pela Usina. 
Conclui-se que o trabalho de campo foi fantástico, os alunos gostaram muito da visita, várias fotos foram tiradas do local e saíram com ideias para construção da maquete, que pretendem apresentar na feira de ciências do Colégio.

Foto - Trabalho de campo
Fonte: PIBID Geografia, 2016.

Foto - Trabalho de campo
Fonte: PIBID Geografia, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário