No dia 28 de Julho de 2016, ocorreu no Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta, a “Formação de Professores”, organizado pela diretoria e pelo corpo docente do colégio com a participação dos acadêmicos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), de Geografia. O projeto traz como objetivo o debate com base em textos que discutem várias questões presenciadas dentro e fora da sala de aula.
Os textos foram projetados em multimídia por uma professora com o acompanhamento dos demais no telão. Vários aspectos foram discutidos como: Sexualidade, preconceito étnico, propriedade familiar entre diversos outros pontos complementares. Os pontos foram discutidos abertamente e complementados pelas experiências que os professores tiveram em sala de aula. As experiências relacionadas com os textos citadas pelos professores deixaram muitos pibidianos espantados e confusos, pois a forma de abordagem do assunto era levada de maneira informal e muitas vezes como um desabafo por partes dos docentes. Logo após a leitura dos textos e comentários dos professores, foram separados em pequenas células os presentes, professores e pibidianos, foi entregue a cada célula uma folha em branco onde cada grupo ficou incumbido de expor soluções para os problemas debatidos anteriormente.
Em debate posterior na reunião semanal do PIBID pode-se perceber, através do relato empírico da Professora Eliane Liecheski, docente do colégio Ceretta, que muitos dos aspectos citados vêm a tempos sendo encarados e enfrentados pelos professores do colégio em geral, a realidade foi contada através dela e ajudou os pibidianos a compreender melhor os relatos dos docentes. A compreensão do debate ficou esclarecida com o feedback da supervisora profª Eliane e a visão dos pibianos, em relação aos pontos debatidos na “Formação de Professores”, mudou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário