O presente relato tem o objetivo registar o seminário realizado no dia vinte e três de Junho, pelas pibidianas Matieli Cardoso Alves e Caroline Ester Moellmann que apresentaram seminário sobre o conteúdo Povo, o conteúdo debatido no seminário teve como referência o autor Fernando de Azevedo, 1996, trabalhou-se com o livro Povo Brasileiro.
Todavia, com o seminário buscou-se definir o conceito de povo que está relacionado com o conceito de nação e identidade cultural, sendo assim definiu-se as características pertencentes um povo como: Composição de um povo que partilha a mesma origem e história nacional, populações que pertencem à mesma cultura, língua, idioma, dialeto, tradições, costumes, valores, bandeira, hino nacional, religião, caráter coletivo, politica e economia.
Na sequência da apresentação foram caracterizados os diferentes povos do território brasileiro, foi ressaltado o período da colonização brasileira. Dessa forma, foram pontuadas as culturas e a miscigenação que herdamos dos povos indígenas, europeus e africanos, que compõe a origens do povo brasileiro.
Com o seminário contextualizou-se as diferentes manifestações culturais existentes em cada região do Brasil, como Sul, Sudeste, Norte, Centro Oeste e Nordeste. A apresentação aconteceu com o uso de slides, as apresentadoras utilizaram muitas imagens, para contribuir com a compreensão do tema.
Para finalizar o seminário desenvolveu-se uma atividade didático-pedagógica. Desse modo, a atividade foi realizada com o uso do Mapa do Brasil, elaborado pela pibidianas encarregada pelo seminário em questão.
No mapa continha as cinco regiões do Brasil, dessa forma, os pibidianos foram divididos em grupos. Portanto, os mesmos por meio de sorteios respondiam questões relacionadas ao conteúdo trabalhado, a cada resposta correta aderia se figuras que caracterizavam a cultura das respectivas regiões do país. Portanto, por meio das figuras coladas ao mapa tornou se possível visualizar as diferentes manifestações culturais existentes no Brasil, no entanto, as diferentes culturas têm suas origens no período da colonização brasileira.
Dessa forma, no dia trinta de Junho realizou-se debate entre professores coordenadora, supervisores e pibidianos, o texto deixado para leitura pelas pibidianas que conduziram o debate serviu de norte, o autor do texto detalhou a origem e a herança cultural do povo brasileiro. O debate proporcionou discussão a cerca desse contexto, os presentes argumentaram o entendimento e sua visão sobre o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário