terça-feira, 28 de novembro de 2017

Elaboração dos planos de aula


Aos trinta dias do mês de outubro de 2017, no Laboratório de Ensino de Geografia (LEG), a professora coordenadora Marli Terezinha Szumilo Schlosser, após a reunião semanal do PIBID, apresentou aos presentes Ana Paula Kammer, Caroline Ester Moellmann, Guilherme Felipe Kotz, Kely Cristina Zimpel, Larissa da Cruz Cassemiro da Silva, Luiz Paulo da Silva, Luis Henrique dos Santos, Mateus Von Muhler, Marco Antônio Sauer Schimidt, Nilsa Josiane Steinheuzer, Vanderson Rafael Muller Dapper e Vanessa Vieira de Oliveira, uma proposta de elaboração de planos de aula desenvolvida pelas professoras de Didática Adriana da Cunha Werlang e Terezinha Correa Lindino. O plano de aula é um documento que visa sistematizar todos os conhecimentos, procedimentos e atividades que se pretendem realizar em um determinado tempo, além de ser instrumento decisivo para a realização do processo de ensino-aprendizagem. 
A exposição do documento teve como objetivo ampliar o conhecimento dos acadêmicos com relação à confecção de planos de aula, pois muitos mostram-se inseguros e ainda não estão familiarizados com a elaboração do mesmo. A elaboração de um plano de aula não deve se restringir ao simples preenchimento de formulários. Ela deve ser apreendida como atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógicas e ser referência permanente das situações didáticas concretas. 
A estrutura de um plano de aula deve conter, na parte superior, o nome do estagiário-docente, data, escola de atuação, nome do docente supervisor e orientador (a), nível de ensino, série/ turma e número de alunos. A apresentação do tema deve ser descrita de forma genérica e deve indicar o conteúdo a ser trabalhado durante o estágio. Com o tema definido o próximo desdobramento envolve a seleção dos conteúdos e definição dos aspectos que serão trabalhados com os alunos. No campo do objetivo geral, o enfoque envolve o que se espera atingir com o tema desenvolvido. Após, são expostos os objetivos específicos, será indicado o que se busca alcançar com os conteúdos desenvolvidos. Em seguida, deve-se justificar o tema selecionado e detalhar como irá acontecer a aula. Os encaminhamentos metodológicos fornecerão o caminho para efetivação das aulas. Também devem ser indicados os recursos utilizados em sala e os critérios de avaliação, deverá ser informado como o conteúdo será avaliado, mantendo como referência os objetivos específicos do plano. No quadro das referências, deve-se elencar obras de referência tais como: livros, artigo, páginas eletrônicas, coletâneas, entre outras, utilizadas para a preparação e fundamentação do plano de aula. O quadro final, de organização dos encaminhamentos didáticos-pedagógicos da aula, serve exclusivamente para que o estagiário organize pensando como será desenvolvida sua aula dentro do tempo disponibilizado.

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