Desenvolver a atividade sobre o Conceito de Natureza com alunos do 6º e 7º ano do Colégio Monteiro Lobato, de forma oral e com dinâmica, jogo de tabuleiro, desenho no quadro, realizada por Vanessa Vieira de Oliveira e Ana Paula Kammer.
A atividade sobre o Conceito de Natureza foi realizada em sala de laboratório, onde havia um balcão que foi usado para não ser “desvendada” a brincadeira. A brincadeira consistiu em dividir as turmas em pequenos grupos, para cada atividade participavam de 8 a 12 alunos. Na atividade sobre Conceito de Natureza esses foram divididos em dois grupos de 4 a 6 alunos (azul e vermelho), um integrante de cada vez pegava um papel no qual estava escrito um elemento natural como: raios, araucárias, deserto, escorpião, entre outros. Os alunos deviam desenhar no quadro o que estava escrito no papel sem dar dicas aos colegas, esses tinham de adivinhar. Havia um tabuleiro com círculos pretos e vermelhos, nos quais, se, por exemplo, o grupo azul estivesse no círculo vermelho, ambos grupos podiam palpitar sobre o desenho, porém se estivesse no círculo preto, apenas o grupo que desenhava no quadro poderia palpitar sobre o desenho, para tanto pedimos para que eles ficassem atrás do balcão, mas na ânsia de responder mais rápido, passavam do balcão a todo momento, e como a atividade era um grupo contra o outro, se mostraram muito competitivos.
O problema é que acabou extrapolando o tempo do desenvolvimento da atividade, por mais que se cronometrasse o tempo para responder, sempre passava do limite. E, enquanto isso chegavam outros grupos a porta e achando que estavam liberados entravam, tirando o foco dos alunos em atividade. Com isso percebemos que falhamos na “organização”, faltou alguém para conduzir os grupos de alunos de uma oficina para outra, pois esses ao se deslocarem ficavam perdidos sobre qual oficina já tinham participado. Do nosso ponto de vista o trabalho foi bem sucedido, pois conseguimos manter a atenção dos alunos que se mostraram bastante atentos e empolgados com a atividade e aprenderam brincando o Conceito Natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário