quarta-feira, 25 de outubro de 2017

RELATO SOBRE A ATIVIDADE DO CARTAZ DO TEMPO/AULA DE CAMPO SOBRE CLIMA URBANO

A atividade sobre o Cartaz do Tempo iniciou em 28 de março de 2017. Na ocasião os pibidianos Caroline Ester Moellmann, Luiz Paulo da Silva, Vanderson Rafael Muller Dapper e Vanessa Vieira de Oliveira foram ao Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta, na turma do 6º ano “C”, na qual a atividade foi desenvolvida e explicaram de que forma ela seria realizada e quais seus objetivos. 
Durante todo o mês de abril foi feita a coleta de dados relacionados ao tempo, tais como temperatura, sensação térmica, direção do vento, nebulosidade, tipos de nuvens, pluviosidade, etc. A primeira coleta foi realizada no dia da explanação da atividade, juntamente com toda a classe. Nos demais dias a coleta foi realizada por um pibiadiano acompanhado de dois alunos, na hora do intervalo. Os dados foram anotados em uma planilha e depois passados para um cartaz. 
No dia 04 de maio foi realizada uma aula de campo sobre Clima Urbano. Participaram todos os integrantes do PIBID Geografia e a professora supervisora Eliane Liescheski Artigas. O objetivo da aula foi medir a temperatura de diversos pontos da cidade e analisar os fatores que interferiram para que o resultado fosse determinada temperatura.  
Cada pibidiano se responsabilizou por dois alunos. A aula iniciou no pátio do Colégio com a coleta da temperatura, que estava amena (24,8 ºC), pois havia muitas árvores em torno do local. Em seguida fomos até a Avenida Írio Welp, onde a temperatura estava mais elevada (28,3 ºC) devido ao número de construções, a pouca vegetação, o asfalto e os carros. Já na Avenida Expedicionário Otto Grings a temperatura não estava muito elevada (26,5 ºC), pois mesmo com o asfalto e o tráfego de veículos, há muita vegetação próxima. Na Rua do Parque e no cruzamento da mesma com a Avenida Rio Grande do Sul a temperatura estava mais quente (30 ºC e 31,8 ºC respectivamente) pelo fato de ser uma área com muitas residências e a rua asfaltada. 
Na região do Lago Municipal, a maior temperatura foi coletada na frente do mesmo (33,2 ºC), em um local sem vegetação, próximo à Avenida muito movimentada e com pouca circulação de vento. Na beira do lago, próximo da vegetação foi registrado as temperaturas mais baixas (24,9 ºC e 24,1 ºC), justamente pelo fato de a vegetação absorver parte da energia solar que incide sobre a superfície. Em seguida a coleta foi realizada na rotatória da Avenida Rio Grande do Sul com a Avenida Írio Welp, na qual a temperatura era mais alta (30,8 ºC) devido ao intenso fluxo de automóveis e o asfalto. E por último os dados foram coletados na Avenida Írio Welp, na rotatória da Rua Espírito Santo. Nesse local a temperatura era mais elevada que a medida anteriormente (30,6 ºC), essa elevação é associada ao horário e o aumento da incidência solar.  
Após a chegada ao Colégio foi analisado com os alunos os resultados e o porquê dos resultados. E em seguida a professora solicitou que os alunos fizessem um relatório sobre a aula e o que eles aprenderam. 


Atividade desenvolvida no pátio do colégio.
 Fonte: Pibid Geografia, Marechal Cândido Rondon, 2017.

Atividade desenvolvida no espaço da Universidade.
 Fonte: Pibid Geografia, Marechal Cândido Rondon, 2017.

Desenvolvimento da atividade.
 Fonte: Pibid Geografia, Marechal Cândido Rondon, 2017.

Desenvolvimento da atividade.
 Fonte: Pibid Geografia, Marechal Cândido Rondon, 2017.

Desenvolvimento da atividade.
 Fonte: Pibid Geografia, Marechal Cândido Rondon, 2017.

Final da atividade.
 Fonte: Pibid Geografia, Marechal Cândido Rondon, 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário