No dia 11 de julho de 2016, os bolsistas, do subprojeto Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolveram atividade com mapa conceitual sobre os processos migratórios. A atividade aconteceu no Colégio Monteiro Lobato, na ocasião participaram os bolsistas: Andrews Raber, Caroline Moellmann, Juliana Vorpagel, Luiz Paulo da Silvam, Matiele Alves, Vandersson Dapper e contou com auxílio do supervisor Guilherme kotz .
A atividade proposta do mapa conceitual sobre as migrações, foi realizada nas turmas do 7º A e 7 B. Portanto, como ponto de partida buscou-se entender os processos migratórios que na própria sala de aula ocorrem. Os bolsistas observaram que o livro didático que se faz presente em sala de aula, serve de instrumento de orientação e auxilio ao docente, mas nem sempre contém os conteúdos que os alunos necessitam.
Nesta atividade sobre os processos migratórios, uma das ênfases do trabalho pendeu para que o aluno entenda os motivos em si que fazem ocorrer os processos migratórios através da pesquisa, síntese, recorte, colagem e gráficos.
No contexto, dividiu-se a atividade em três etapas, coleta de dados, construção do mapa, conclusão e elaboração de gráficos, constando-se no presente relato a primeira delas.
A primeira etapa consistiu em embasamento teórico fornecido pelos pibidianos aos alunos, com auxilio do professor supervisor Guilherme Kotz, que introduziu o conteúdo a partir do livro Projeto Araribá. Com auxilio de dois bolsistas, ocorreu breve explanação dos processos migratórios, motivos que a ocasionam.
Após isso, iniciou-se a atividade, distribuindo aos alunos uma folha que possuía sua arvore genealógica, para coleta de dados em casa. Mas ao invés de nomes, deveriam trazer o nome da região de onde seus pais, avós e bisavós haviam nascido. Por tanto, a sequência da atividade foi agendada para a próxima aula.
Foto - Atividade sobre migrações.
Fonte: PIBID Geografia, 2016.
Foto - Atividade sobre migrações.
Fonte: PIBID Geografia, 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário