quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Regiões brasileiras e confecção de mapas pictóricos

No dia sete de julho de dois mil e dezessete foi realizada uma atividade sobre as regiões brasileiras e mapas pictóricos com o 7° ano do Colégio Monteiro Lobato – Ensino Fundamental e Médio em Marechal Cândido Rondon. 
A aula iniciou-se com a explicação do professor supervisor sobre como seria realizada a atividade. Posteriormente os alunos foram divididos em cinco grupos e cada grupo foi direcionado à uma sala com um pibidiano, que explanou sobre uma região do território brasileiro; a aula foi exposta através de mapas físicos e políticos do Brasil, verbalmente e com slides contendo tópicos que abrangem as especificidades de cada região, com imagens que marcam e definem claramente os conteúdos propostos das regiões do país. Os alunos anotaram os detalhes da aula para a atividade de elaboração de mapa pictórico. Ao final da aula, uma atividade escrita foi aplicada em cada grupo pelos pibidianos referente à sua região, como forma de fixação do conteúdo. 
Na semana seguinte os alunos foram direcionados aos cinco grupos formados na aula anterior referentes a cada região, cada grupo teve o acompanhamento do pibidiano responsável pela equipe e os estudantes foram auxiliados na confecção de um mapa pictórico, em uma cartolina, sobre os aspectos da região escolhida previamente, onde puderam desenhar, pintar ou recortar revistas com imagens que remetessem as características climáticas, da vegetação, do relevo, da economia, etc. Após a confecção do mapa pictórico os alunos fizeram uma breve apresentação dos respectivos mapas e o que aprenderam sobre cada região, sabendo identificar cada Estado que a compõe, juntamente com demais características. 
É fundamental que os estudantes tenham conhecimento das regiões do Brasil, pois assim, podem compreender as diferentes culturas, aspectos físicos e econômicos que nos rodeiam em meio ao nosso cotidiano.

Atividade sobre mapa pictórico
Fonte: PIBID Geografia, Marechal Cândido Rondon, 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário