No dia 20 de outubro de 2016, as Pibidianas Bruna Nadine Holler e Aline Jaqueline Braun apresentaram seminário sobre Biomas. A apresentação teve acompanhamento da coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação para Docência (PIBID) professora Dr. Marli Terezinha Szumilo Schlosser e pelos professores supervisores Guilherme Kortz e Eliane Liecheski e pelos demais Pibidianos.
Para a apresentação do seminário foi utilizado como base o livro Os Domínios de natureza no Brasil, editado pela editora Ateliê Editorial, tem como autor: AZIZ Ab’ Sáber. Durante a apresentação do seminário utilizou-se slides para fortalecer a compreensão do tema sobre os diversos biomas existentes no mundo e um Mapa Temático dos Biomas brasileiros, durante a apresentação foram fixadas imagens no Mapa Temático, contendo uma característica de cada Bioma.
Na semana seguinte (27 de outubro de 2016) desenvolveu-se debate, cada Pibidiano e professor tirou um fragmento do livro que mais chamou atenção e falou sobre o assunto.
No mesmo dia, ocorre também a atividade prática, A atividade escolhida foi “torta na cara”, onde consistia em dividir os Pibidianos em dois grupos, e a cada rodada era escolhido um de cada time para responder a questão selecionada, aquele que conseguiria acertar a questão dava uma torta no rosto do adversário.
Essa atividade requer muito cuidado ao ser desenvolvida com os alunos, pois, além da autorização dos pais, é necessário domínio e conhecimento muito amplo da turma, essa atividade pode gerar rivalidade. Outro ponto importante são as regras que devem ser repassadas com muita clareza e cuidado. Os pontos negativos é que a atividade não é aconselhável para um grupo muito grande, bem como alunos de series iniciais do ensino fundamental. O ponto positivo é que através das questões pode-se testar e fixar os conhecimentos obtidos na aula, treina a agilidade dos alunos em relação a associação entre perguntas e respostas.
Foto - Seminário sobre Biomas
Fonte: PIBID Geografia, 2016.
Foto - Atividade prática
Foto: PIBID Geografia, 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário