quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

OCUPAÇÃO DA UNIOESTE


Aos oito dias do mês de Outubro de 2016, os Pibidianos (as) Bruna Holler e Luiz Paulo da Silva participaram da ocupação promovida pelo movimento estudantil representado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Marechal Cândido Rondon-PR. Com objetivo de reivindicar o término da construção do restaurante universitário e protestar contra a reforma do Ensino Médio, PEC241/55, apoio ao movimento estudantil secundarista que ocuparam diversos colégios em todo Estado e também reivindicou a reposição salarial dos servidores públicos do Paraná. 
A participação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) de Geografia da UNIOESTE-MCR foi de estrema importância, já que os Pibidianos (as) ofereceram ao longo da ocupação da universidade aos alunos dos colégios ocupados da rede pública de ensino aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Portanto, para os futuros vestibulandos foram ofertadas aulas diversas, com temas como: Fontes de Energias Renováveis e Fluxos Migratórios, levando em consideração os fatos que envolvem os conflitos na Síria. 
A ocupação durou pouco mais de 30 dias, tanto nos colégios e universidade, com algumas pautas conquistadas dentre elas o termino do Restaurante Universitário. Assim, nesse período apenas atividades consideradas essenciais foram realizadas na universidade que envolveram o: Mestrado, Doutorado e outras atividades do administrativo foram liberadas por parte dos estudantes que ocuparam a Universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário