No dia 21 de novembro realizou-se o IV Encontro do PIBID UNIOESTE, nos auditórios e nas salas de aula dos campi da Universidade Estadual Do Oeste Do Paraná - UNIOESTE. Esse evento caracterizou-se pela integração dos subprojetos que compõem o projeto institucional PIBID UNIOESTE, objetivando compartilhar as atividades realizadas no ano de 2016 e construir alternativas coletivas para os desafios encontrados.
O IV Encontro PIBID UNIOESTE abordou temáticas relacionadas à docência, dentre elas: currículo, cultura e sociedade; planejamento escolar e avaliação escolar; relação professor-aluno; e, produção de material didático. Estas temáticas possibilitaram aos pibidianos apresentar as diversas opções teóricas e metodológicas de seus subprojetos para a iniciação à docência, instigar o debate de outros temas complexos e atuais: a interdisciplinaridade; a transdisciplinaridade; a multidisciplinaridade; as tecnologias aplicadas ao contexto escolar; produção de material didático; prática de ensino nas diversas áreas do conhecimento; formação docente e prática pedagógica.
A programação contou com palestra, grupo de trabalho, comunicações orais por eixos e mostra dos materiais didáticos produzidos pelos subprojetos. A discussão dos subprojetos de cada campus foi norteada pela temática "a articulação entre as diferentes áreas do conhecimento e a integração dos subprojetos e as estratégias para que os bolsistas aperfeiçoem o domínio da língua portuguesa, incluindo leitura, escrita e fala, de modo a promover a capacidade comunicativa do licenciando”.
Para iniciar reuniram-se no Tribunal do Júri da UNIOESTE, pibidianos, professores supervisores e professores coordenadores dos subprojetos: Geografia, Letras – Português, Letras – Inglês, Educação Física e História. Os professores coordenadores dos subprojetos compuseram a mesa de hora, sendo que cada um explanou sobre as atividades desenvolvidas no respectivo subprojeto, de modo a apresentar ideias para a interdisciplinariedade entre os subprojetos. Os principais apontamentos destacados pelos coordenadores foram: Escrita de textos com o auxílio do Curso de Letras, organização de práticas pedagógicas diferenciadas;
Após desenvolveu-se a Palestra: Escola sem Partido - Prof. Dr. Gilberto Calil por videoconferência, acompanhada pelo Campus de Toledo, Foz do Iguaçu, Cascavel e Marechal Cândido Rondon, PR. Indagações e complementações foram apresentadas durante o debate, de modo a contribuir com o tema debatido.
O retorno das atividades ocorreu a partir das 13:30 horas, com as apresentações de trabalhos. Dividiram-se em três salas, sob a forma de comunicação oral nas áreas do conhecimento:
- Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade: aspectos conceituais e possibilidades para minimizar as consequências do excesso de fragmentação do conhecimento no currículo escolar.
- Planejamento escolar: tipos de planejamento; significado e importância do planejamento escolar; aspectos teóricos e práticos do planejamento escolar.
- Relação professor-aluno: aspectos cognitivos, sociais e afetivos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem nas disciplinas escolares; vínculos cotidianos.
- Avaliação escolar: aspectos teóricos e metodológicos da avaliação na educação básica.
- Currículo, cultura e sociedade: desenvolvimento curricular, políticas de currículo; conhecimento escolar; história das disciplinas; reformas curriculares, suas implementações e avaliações; inovação educacional; currículo e cultura.
- Tecnologias aplicadas ao contexto escolar: desenho e avaliação de recursos e ambientes mediados por tecnologias para o ensino e aprendizagem na educação básica; produção/testagem de materiais multimídia e hipermídia; recursos audiovisuais.
- Práticas de ensino e produção de material didático nas diversas áreas do conhecimento: desenvolvimento de ações educativas e análise de dinâmicas; estratégias didáticas; abordagem de conteúdos específicos; análise da implementação de sequências didáticas, jogos didáticos ou atividades experimentais; modelos e modelagem; ensino por investigação.
- Formação docente: estudo de políticas e programas de formação inicial de professores e processos de formação continuada; desenvolvimento profissional de professores; saberes docentes e práticas reflexivas; avaliação de modelos e práticas de formação de professores.
Após, desenvolveu-se a exposição dos materiais didáticos dos subprojetos (maquetes, vídeos, materiais didáticos, cartazes, teatro...).
Foto - IV Encontro do PIBID Unioeste em Marechal Cândido Rondon.
Fonte: PIBID Geografia, Marechal Cândido Rondon, 2016.
Foto - IV Encontro do PIBID Unioeste em Marechal Cândido Rondon.
Fonte: PIBID Geografia, Marechal Cândido Rondon, 2016.
Foto - IV Encontro do PIBID Unioeste em Marechal Cândido Rondon.
Fonte: PIBID Geografia, Marechal Cândido Rondon, 2016.
Foto - IV Encontro do PIBID Unioeste em Marechal Cândido Rondon.
Fonte: PIBID Geografia, Marechal Cândido Rondon, 2016.
Foto - IV Encontro do PIBID Unioeste em Marechal Cândido Rondon.
Fonte: PIBID Geografia, Marechal Cândido Rondon, 2016.
Foto - IV Encontro do PIBID Unioeste em Marechal Cândido Rondon.
Fonte: PIBID Geografia, Marechal Cândido Rondon, 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário