Durante as greves das Universidades Estaduais do Paraná ocorridas no ano
de 2015, o subprojeto do PIBID Geografia intitulado: “O ensino de Geografia: da
teoria à prática” não parou suas atividades. Neste período a equipe começou a
desenvolver uma série de atividades relacionadas aos conceitos geográficos, por meio de
metodologias inovadoras como jogos, gincanas e outros para serem desenvolvidas
em sala.
A proposta constituía da análise de produções acadêmicas sobre os
principais conceitos geográficos e como eles são apresentados no livro
didático. Como resultado, as duplas deveriam propor uma atividade lúdica.
Essa ideia surgiu após a sugestão do professor supervisor do Colégio Estadual
Monteiro Lobato, Guilherme Kotz, pois muitos acadêmicos desenvolviam seus
estágios supervisionados sem o domínio dos
mesmos.
Como resultado dessa proposta, no dia 11 de fevereiro de 2016, os
pibidianos desenvolveram a atividade intitulada “Brincando Com Conceitos”, com
os alunos dos 7ºs anos “C” e “D” do Colégio Estadual Antônio Maximiliano
Ceretta no Campus da UNIOESTE de Marechal Cândido Rondon.
Foram articuladas atividades sobre os conceitos de Território, Região,
Paisagem, Lugar e Natureza. Cada conceito ficou sobre a responsabilidade de
duplas/trios, que já haviam apresentado/testado e desenvolvido as atividades
entre os próprios pibidianos.
Território Imagens e Esquetes
O conceito de Território foi desenvolvido pelas pibidianas Jennifer
Paola Vicini, Matieli Cardoso Alves e Erci Zimmer Mohr. Sendo que, primeiramente foi apresentada à base teórica do conceito de Território, por meio de explicação sistematizada em slides com imagens e
oral.
Com objetivo de detalhar esse conceito aos alunos,
foram apresentados slides com imagens. Após a explicação e debate com os
alunos, foi proposta a atividade prática, como uma forma lúdica e diferenciada
para apreender esse conceito. Neste sentido, entrou em cena a esquete com o uso de fantoches, elaborado pelas
pibidianas.
O esquete, contou com a encenação de uma aula de Geografia, sobre o
conceito de território. Os personagens constituíram-se em uma professora e dois
alunos, sendo que o cenário foi representado dentro de uma sala de aula, onde
houve a comunicação entre os participantes da esquete.
A atividade gerou interesses nos alunos, que demonstraram curiosidade
pelo fantoche e contribuiu para o
aprendizado dos mesmos.
Região e Trilha Gigante
Geográfica
O conceito de Região foi desenvolvido pelas pibidianas Marilene
Franciele Wilhelm e Jéssica Aparecida Sommavila. Para iniciar, foi
apresentado aos alunos o conceito de região – Região Sul e suas características
principais, de maneira expositiva (slides). Na sequência os alunos jogaram a
Trilha Gigante Geográfica, com perguntas relativas ao conteúdo supracitado.
Para o desenvolvimento do jogo, os alunos foram divididos em quatro grupos
(amarelo, verde, azul e vermelho).
Os grupos ficaram com a mesma quantidade de alunos (em torno de 10),
jogaram o dado, e o grupo que tirava o número maior começava a jogar. Conforme
a numeração do dado, o grupo deveria “andar” a quantidade de casas. Alguns
números apresentaram perguntas, as quais deveriam ser respondidas pelo
respectivo grupo.
O grupo que chegou ao final da Trilha primeiro foi o vencedor. Diante da
realização da atividade, percebeu-se a integração de um grupo específico. O
grupo composto dos considerados “alunos problemas” em sala de aula. Estes
desenvolveram a atividade com êxito, responderam todas as perguntas
corretamente ficaram campeões.
Assim, constata-se a importância das atividades lúdicas no ambiente
educacional, que além de dinamizar as aulas, tornando-as agradáveis, integram e
facilitam o aprendizado dos alunos.
Paisagem e a "Batalha Naval
Geográfica"
O conceito de Paisagem foi desenvolvido pelas pibidianas Fabiane Muller
e Acione da Silva Koelzer. A atividade iniciou-se com breve explicação sobre o
conceito de paisagem. Em seguida explicou-se as regras da atividade,
que foi realizada na sequência. Nessa atividade passaram quatro grupos, infelizmente não pode
desenvolver-se com o quinto grupo por falta de tempo. Os quatro grupos
apresentaram os mais diversos comportamentos na atividade.
O primeiro grupo não mostrou interesse pela atividade, quase
impossibilitando a sua realização. O segundo grupo de alunos era composta por
dois grupos de alunos, pois por um erro na organização colocaram dois grupos
juntos, anteriormente em outro conceito e para corrigir isso na rodada seguinte
colocaram dois grupos na oficina do conceito paisagem. Esse grupo se mostrou
tão entusiasmado com a atividade que ficou difícil as pibidianas acalmarem os
ânimos. Já o terceiro grupo se mostrou entusiasmado e interessado na atividade
e tudo ocorreu sem problema, entretanto não pode ser finalizada devido à falta
de tempo.
Uma das atividades propostas foi analise de uma imagem do município de Londrina, mais precisamente da Avenida São Paulo, uma de 1942 e uma de 2010, com o objetivo de evidenciar a mudança que ocorre na paisagem com a intervenção humana. Entretanto, essa é uma atividade que geralmente aparece nos livros didáticos, por isso desenvolveu-se outra atividade mais empolgante, a fim de envolver todos os pibidianos
Dessa forma, a dupla elaborou um jogo conhecido como "Batalha Naval", que foi adaptado e foi denominado de "Batalha Naval Geográfica". O jogo possuía as seguintes regras: imagens de paisagens com um (5 pontos), dois (10 pontos) e três quadrinhos (15 pontos), o grupo para ganhar os pontos , além de revelar a imagem, precisava dizer de onde a imagem era, quadrinhos com imagens de anjos (4 pontos, como se fosse um bônus), quadrinhos com bombas (passavam a vez para outro grupo), quadrinhos com imagens de diabos (que tiravam 4 pontos), e quadrinhos sem imagens, que permitiam que continuassem o jogo. Os alunos foram divididos em grupos, na falta de um dado para iniciar o jogo, tiraram "par ou ímpar". Foi vencedor o que conquistou maior pontuação.
Uma das atividades propostas foi analise de uma imagem do município de Londrina, mais precisamente da Avenida São Paulo, uma de 1942 e uma de 2010, com o objetivo de evidenciar a mudança que ocorre na paisagem com a intervenção humana. Entretanto, essa é uma atividade que geralmente aparece nos livros didáticos, por isso desenvolveu-se outra atividade mais empolgante, a fim de envolver todos os pibidianos
Dessa forma, a dupla elaborou um jogo conhecido como "Batalha Naval", que foi adaptado e foi denominado de "Batalha Naval Geográfica". O jogo possuía as seguintes regras: imagens de paisagens com um (5 pontos), dois (10 pontos) e três quadrinhos (15 pontos), o grupo para ganhar os pontos , além de revelar a imagem, precisava dizer de onde a imagem era, quadrinhos com imagens de anjos (4 pontos, como se fosse um bônus), quadrinhos com bombas (passavam a vez para outro grupo), quadrinhos com imagens de diabos (que tiravam 4 pontos), e quadrinhos sem imagens, que permitiam que continuassem o jogo. Os alunos foram divididos em grupos, na falta de um dado para iniciar o jogo, tiraram "par ou ímpar". Foi vencedor o que conquistou maior pontuação.
Redes e o Jogo da Memória
Os pibidianos Andrews Raber e Luiz Paulo da Silva, coordenaram a
atividade sobre o conceito de redes, a qual consistia em uma breve explicação
sobre o que é o conceito e sobre o seu recorde no contexto global, seguido da
atividade com o jogo da memória que possuía várias gravuras de
exemplos de redes.
Intercalando os pibidianos cada um contribuiu para a explicação,
percebeu-se que em a cada grupo a explicação fluía de forma diferente. Assim
com tempo cronometrado em virtude do número elevado de grupos de alunos, eles
foram aproximados do conceito pelo lúdico e instigados a exemplificar o
conceito de redes no seu cotidiano e também na escala global.
Os alunos foram divididos em duas equipes de quatro alunos, para jogarem
a atividade jogo da memória, assim competindo entre eles, somando os pares para
ver quem ganhou. O fim da atividade consistia em colar uma das gravuras em uma
teia, expondo a eles como todas as redes estão conectadas entre elas.
Natureza e o Jogo “Imagem
e Ação”
O conceito de natureza foi desenvolvido pelos pibidianos Ana Paula
Kammer e Vanderson Rafael Muller Dapper. Foi apresentado o conceito de natureza
de forma expositiva e debatido com os alunos a problemática ambiental para
construir o conceito coletivamente.
Em seguida foi jogado com o jogo “Imagem e Ação”, sendo adaptado para a
disciplina de Geografia, principalmente para o conceito de natureza. Serviram
como base conteúdos relacionados a mesma. Por meio de palavras sorteadas um
integrante representava, através de expressões corporais ou desenhos no tempo
60 segundos.
Foi dividido a turma em dois grupos de cinco alunos e feito um placar
para indicar a quantidade de acertos das equipes no quadro. As equipes foram
indicadas pelo dado para responder. Se o dado indicasse a cor vermelha,
significaria que só a equipe do integrante que estava no quadro poderia
participar da rodada. Caso desse a cor preta, todos poderiam participar. Além
de estimular a criatividade e o raciocínio lógico, o jogo serviu para ensinar o
conceito de natureza de forma lúdica e prática. Houve ótima aceitação dos
alunos, que participaram efetivamente da atividade. Porém, percebeu-se
decaimento do desempenho ao longo da tarde. As primeiras turmas apresentaram rendimento.
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