quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Brincando com conceitos

Durante as greves das Universidades Estaduais do Paraná ocorridas no ano de 2015, o subprojeto do PIBID Geografia intitulado: “O ensino de Geografia: da teoria à prática” não parou suas atividades. Neste período a equipe começou a desenvolver uma série de atividades relacionadas aos conceitos geográficos, por meio de metodologias inovadoras como jogos, gincanas e outros para serem desenvolvidas em sala.   
A proposta constituía da análise de produções acadêmicas sobre os principais conceitos geográficos e como eles são apresentados no livro didático. Como resultado, as duplas deveriam propor uma atividade lúdica. Essa ideia surgiu após a sugestão do professor supervisor do Colégio Estadual Monteiro Lobato, Guilherme Kotz, pois muitos acadêmicos desenvolviam seus estágios supervisionados sem o domínio dos mesmos.
Como resultado dessa proposta, no dia 11 de fevereiro de 2016, os pibidianos desenvolveram a atividade intitulada “Brincando Com Conceitos”, com os alunos dos 7ºs anos “C” e “D” do Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta no Campus da UNIOESTE de Marechal Cândido Rondon.  
Foram articuladas atividades sobre os conceitos de Território, Região, Paisagem, Lugar e Natureza. Cada conceito ficou sobre a responsabilidade de duplas/trios, que já haviam apresentado/testado e desenvolvido as atividades entre os próprios pibidianos.

Território Imagens e Esquetes
O conceito de Território foi desenvolvido pelas pibidianas Jennifer Paola Vicini, Matieli Cardoso Alves e Erci Zimmer Mohr. Sendo que, primeiramente foi apresentada à base teórica do conceito de Território, por meio de explicação sistematizada em slides com imagens e oral.
Com objetivo de detalhar esse conceito aos alunos, foram apresentados slides com imagens. Após a explicação e debate com os alunos, foi proposta a atividade prática, como uma forma lúdica e diferenciada para apreender esse conceito. Neste sentido, entrou em cena a esquete com o uso de fantoches, elaborado pelas pibidianas.  
O esquete, contou com a encenação de uma aula de Geografia, sobre o conceito de território. Os personagens constituíram-se em uma professora e dois alunos, sendo que o cenário foi representado dentro de uma sala de aula, onde houve a comunicação entre os participantes da esquete. 
A atividade gerou interesses nos alunos, que demonstraram curiosidade pelo fantoche e contribuiu para o aprendizado dos mesmos.

 Região e Trilha Gigante Geográfica
O conceito de Região foi desenvolvido pelas pibidianas Marilene Franciele Wilhelm e Jéssica Aparecida Sommavila.  Para iniciar, foi apresentado aos alunos o conceito de região – Região Sul e suas características principais, de maneira expositiva (slides). Na sequência os alunos jogaram a Trilha Gigante Geográfica, com perguntas relativas ao conteúdo supracitado. Para o desenvolvimento do jogo, os alunos foram divididos em quatro grupos (amarelo, verde, azul e vermelho).
Os grupos ficaram com a mesma quantidade de alunos (em torno de 10), jogaram o dado, e o grupo que tirava o número maior começava a jogar. Conforme a numeração do dado, o grupo deveria “andar” a quantidade de casas. Alguns números apresentaram perguntas, as quais deveriam ser respondidas pelo respectivo grupo.
O grupo que chegou ao final da Trilha primeiro foi o vencedor. Diante da realização da atividade, percebeu-se a integração de um grupo específico. O grupo composto dos considerados “alunos problemas” em sala de aula. Estes desenvolveram a atividade com êxito, responderam todas as perguntas corretamente ficaram campeões.  
Assim, constata-se a importância das atividades lúdicas no ambiente educacional, que além de dinamizar as aulas, tornando-as agradáveis, integram e facilitam o aprendizado dos alunos.

Paisagem e a "Batalha Naval Geográfica"
O conceito de Paisagem foi desenvolvido pelas pibidianas Fabiane Muller e Acione da Silva Koelzer. A atividade iniciou-se com breve explicação sobre o conceito de paisagem.  Em seguida explicou-se as regras da atividade, que foi realizada na sequência. Nessa atividade passaram quatro grupos, infelizmente não pode desenvolver-se com o quinto grupo por falta de tempo. Os quatro grupos apresentaram os mais diversos comportamentos na atividade. 
O primeiro grupo não mostrou interesse pela atividade, quase impossibilitando a sua realização. O segundo grupo de alunos era composta por dois grupos de alunos, pois por um erro na organização colocaram dois grupos juntos, anteriormente em outro conceito e para corrigir isso na rodada seguinte colocaram dois grupos na oficina do conceito paisagem. Esse grupo se mostrou tão entusiasmado com a atividade que ficou difícil as pibidianas acalmarem os ânimos. Já o terceiro grupo se mostrou entusiasmado e interessado na atividade e tudo ocorreu sem problema, entretanto não pode ser finalizada devido à falta de tempo.  
Uma das atividades propostas foi analise de uma imagem do município de Londrina, mais precisamente da Avenida São Paulo, uma de 1942 e uma de 2010, com o objetivo de evidenciar a mudança que ocorre na paisagem com a intervenção humana. Entretanto, essa é uma atividade que geralmente aparece nos livros didáticos, por isso desenvolveu-se outra atividade mais empolgante, a fim de envolver todos os pibidianos
Dessa forma, a dupla elaborou um jogo conhecido como "Batalha Naval", que foi adaptado e foi denominado de "Batalha Naval Geográfica". O jogo possuía as seguintes regras: imagens de paisagens com um (5 pontos), dois (10 pontos) e três quadrinhos (15 pontos), o grupo para ganhar os pontos , além de revelar a imagem, precisava dizer de onde a imagem era, quadrinhos com imagens de anjos (4 pontos, como se fosse um bônus), quadrinhos com bombas (passavam a vez para outro grupo), quadrinhos com imagens de diabos (que tiravam 4 pontos), e quadrinhos sem imagens, que permitiam que continuassem o jogo. Os alunos foram divididos em grupos, na falta de um dado para iniciar o jogo, tiraram "par ou ímpar". Foi vencedor o que conquistou maior pontuação.

Redes e o Jogo da Memória
Os pibidianos Andrews Raber e Luiz Paulo da Silva, coordenaram a atividade sobre o conceito de redes, a qual consistia em uma breve explicação sobre o que é o conceito e sobre o seu recorde no contexto global, seguido da atividade com o jogo da memória que possuía várias gravuras de exemplos de redes.
Intercalando os pibidianos cada um contribuiu para a explicação, percebeu-se que em a cada grupo a explicação fluía de forma diferente. Assim com tempo cronometrado em virtude do número elevado de grupos de alunos, eles foram aproximados do conceito pelo lúdico e instigados a exemplificar o conceito de redes no seu cotidiano e também na escala global.   
Os alunos foram divididos em duas equipes de quatro alunos, para jogarem a atividade jogo da memória, assim competindo entre eles, somando os pares para ver quem ganhou. O fim da atividade consistia em colar uma das gravuras em uma teia, expondo a eles como todas as redes estão conectadas entre elas.

Natureza e o Jogo “Imagem e Ação”
O conceito de natureza foi desenvolvido pelos pibidianos Ana Paula Kammer e Vanderson Rafael Muller Dapper. Foi apresentado o conceito de natureza de forma expositiva e debatido com os alunos a problemática ambiental para construir o conceito coletivamente.
Em seguida foi jogado com o jogo “Imagem e Ação”, sendo adaptado para a disciplina de Geografia, principalmente para o conceito de natureza. Serviram como base conteúdos relacionados a mesma. Por meio de palavras sorteadas um integrante representava, através de expressões corporais ou desenhos no tempo 60 segundos.
Foi dividido a turma em dois grupos de cinco alunos e feito um placar para indicar a quantidade de acertos das equipes no quadro. As equipes foram indicadas pelo dado para responder. Se o dado indicasse a cor vermelha, significaria que só a equipe do integrante que estava no quadro poderia participar da rodada. Caso desse a cor preta, todos poderiam participar. Além de estimular a criatividade e o raciocínio lógico, o jogo serviu para ensinar o conceito de natureza de forma lúdica e prática. Houve ótima aceitação dos alunos, que participaram efetivamente da atividade. Porém, percebeu-se decaimento do desempenho ao longo da tarde. As primeiras turmas apresentaram rendimento.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário