A proposta é que os pibidianos(as) se dividam em duplas e escolham um conceito geográfico para ser analisado, tanto no livro didático utilizado nas escolas integrantes do programa quanto nos textos acadêmicos.
Além disso, cada dupla precisa propor uma forma diferenciada de ensinar este conceito na sala de aula para alunos do Ensino Fundamental, como por exemplo, uma atividade prática. A dupla mencionada elaborou uma trilha, que se refere à um jogo de perguntas e respostas sobre o conceito de Região que pode ser usada em sala de aula para o entendimento de outros assuntos. Neste caso, a trilha tinha questões sobre a Região Nordeste e o conceito de Região em si.
Este seminário foi apresentado aos pibidianos do Subprojeto do PIBID de Geografia da UNIOESTE de Marechal Cândido Rondon, no Laboratório de Ensino de Geografia (LEG), com intuito de proporcionar aos futuros professores experiências teórico-pedagógicas diferenciadas, visto que trabalhar conceitos geográficos com alunos do Ensino Fundamental e Médio (EFM) torna-se complexo quando não utiliza-se nenhum recurso didático para dada compreensão.
Além da trilha, as pibidianas trouxeram vídeos animados e fotografias como sugestão para trabalhar o conceito de Região com turmas do EFM.
Valeu a experiência!
Confiram abaixo as fotos da atividade!
![]() |
Apresentação teórica sobre o conceito de paisagem Fonte: Müller, Fabiane (09/04/2015). |
![]() |
Pibidianos assistindo o seminário (professores e acadêmicos). Fonte: Müller, Fabiane (09/04/2015). |
![]() |
Apresentação teórica. Fonte: Müller, Fabiane (09/04/2015). |
![]() |
Parte da apresentação teórica. Fonte: Müller, Fabiane (09/04/2015). |
![]() |
Parte da apresentação do seminário sobre conceito de Região. Fonte: Müller, Fabiane (09/04/2015). |
![]() |
Trilha de perguntas e respostas. Fonte: Müller, Fabiane (09/04/2015). |
![]() |
Trilha pedagógica. Fonte: Müller, Fabiane (09/04/2015). |
![]() |
Desenvolvimento da trilha pedagógica com professores e acadêmicos do PIBID. Fonte: Müller, Fabiane (09/04/2015). |
![]() |
Pibidianos participando da atividade. Fonte: Müller, Fabiane (09/04/2015). |
![]() |
Execução da atividade. Fonte: Müller, Fabiane (09/04/2015). |
![]() |
Pibidianos respondendo as questões do jogo. Fonte: Müller, Fabiane (09/04/2015). |
![]() |
Pibidiana lendo a questão do jogo. Fonte: Müller, Fabiane (09/04/2015). |
![]() |
Pibidianos respondendo a questão do jogo. Fonte: Müller, Fabiane (09/04/2015). |
![]() |
Todos os pibidianos após o desenvolvimento da atividade prática. Fonte: Müller, Fabiane (09/04/2015). |
Nenhum comentário:
Postar um comentário