O
Curso de Geografia Licenciatura, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná –
Unioeste/ campus de Marechal Cândido Rondon, criado em 1996, é o único curso
público na Mesorregião Geográfica do Oeste Paranaense.
Desde
o início de suas atividades os professores do curso desenvolvem projetos de
pesquisa e de extensão que refletem no ensino, demonstrando o potencial do
curso nesta linha, o que também subsidia o subprojeto “O ensino da Geografia:
da teoria à prática”.
O
curso de Geografia participou do Edital n˚ 39/2011-PRG-PIBID e teve seu
primeiro subprojeto “O ensino da Geografia: da teoria à pratica”, aprovado em
julho do mesmo ano.
Os
objetivos propostos, resumidamente, são:
-
selecionar os bolsistas;
-
realizar reuniões de trabalho;
-
inserir os licenciandos-bolsistas nas escolas;
-
oportunizar a vivência em todos dos âmbitos da docência;
-
acompanhar o dia a dia escolar dos professores;
-
realizar discussões teóricas visando aperfeiçoamento e melhoria na ação docente
dos envolvidos no subprojeto;
-
confeccionar material didático para complementação das aulas, feiras nas
escolas e a exposição do Laboratório de Ensino de Geografia (LEG);
-
elaborar roteiros ou planos de aula, no Ensino Fundamental;
-
criar blog para disponibilizar roteiros, discussões e postar o material
produzido; elaborar e disponibilizar Apostila Pedagógica (material didático)
com as atividades desenvolvidas;
-
organizar Exposição Permanente no LEG;
-
participar em eventos técnico-científicos apresentando resultados
teórico-práticos e trocar experiências; e
-
produzir artigo sobre a experiência deste subprojeto.
As
atividades de todos os bolsistas de iniciação à docência (coordenador,
supervisores e licenciandos) devem funcionar de forma articulada para o
cumprimento dos objetivos do subprojeto.
A
metodologia incentiva à pesquisa, a produção de material didático, aulas
práticas e trabalhos acadêmicos.
A
escolha das instituições levou em consideração a necessidade de se oferecer aos
licenciandos-bolsistas experiências em distintas realidades escolares para que
os mesmos possam adotar as práticas pedagógicas mais indicadas em cada ocasião
para o sucesso do processo ensino-aprendizagem. Para conviver com realidades
escolares distintas, o parâmetro empregado para a escolha das duas instituições
foi o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Para
facilidade de deslocamento da equipe do subprojeto entre a Unioeste e as
instituições de ensino, estas localizam-se na área urbana do Distrito sede do
Município de Marechal Cândido Rondon – PR, sendo: o Colégio Estadual “Antônio
Maximiliano Ceretta”, com o melhor IDEB/2009 da cidade, e a Escola Estadual
“Monteiro Lobato”, menor IDEB/2009 do Município. Cada escola envolvida conta
com um professor supervisor. O subprojeto/2011-2013 foi previsto para ser
desenvolvido nos 6 º e 7º ano do Ensino fundamenta.
Apesar
de ser um programa recente, já é possível verificar que os acadêmicos bolsistas
do PIBID/Geografia, da Unioeste de Marechal Cândido Rondon, apresentam maior
facilidade em seus estágios. Os resultados estão sendo observados nas escolas
inseridas no programa, nas disciplinas de estágio supervisionado, nas diversas
atividades acadêmicas e nas participações em eventos de natureza científica.
O
Pibid, cujos resultados ainda parciais, proporciona um convívio mais frequente
com as atividades escolares, e assim complementa e aprofunda a preparação
acadêmica para a docência.
O Primeiro sub-projeto (de julho de 2011 até fevereiro de
2013) foi desenvolvido pela Prof. Dr. Lia Dorotéa Pfluck.
Neste
subprojeto participaram e participam 27 acadêmicos, substituídos a pedido
(inserção em projetos de extensão e ou de pesquisa), por conclusão do curso ou
outros motivos; e, três professores da rede estadual, um substituído a pedido
(assumiu Vice-Direção do Colégio) e duas professoras da Unioeste (nos dois
primeiros meses o subprojeto contava uma vice-coordenadora). Tanto os
acadêmicos como os professores bolsistas foram selecionados por editais.
Até
maio/2013 participaram e participam os seguintes bolsistas acadêmicos e
professores em ordem alfabética, foram: Aline Inês Dierings; Aline Kammer;
André de Oliveira; Ângela Danielle Kuhn; Barbara Regina ferrari; Beatriz
Koefender; Camila Heimerdinger; Diogo Vieira Silva; Djeovani Roos; Eduardo
Heckel; Eliete Woitowicz; Erci Zimmer Mohr; fabiane Müller; fernanda Aparecida
Cecchet; Ivone Lodi sehn; Joice Marceli Weidlich; Loreni Maria fabris Lemos;
Luana Caroline Künast Polon; Luciane Vendruscolo; Micheli Caroline Mayer;
Milena Pelissari Bedim; Paula Louíse de Lima Felipe; Paulo Vitor Dias Fuentes;
Rafael Krupiniski; Salete Alves Baltazar; Thiago Kich Fogaça; e, Valdinéia de
Fátima Lunkes; professores: Eliane Liecheski Artigas; Guilherme Felipe Kotz;
Leila Limberger; Lia Dorotéa Pfluck; e Roseli Teresinha Lorenzett Faria. Todos
estes integraram ou integram o Grupo e Linha de Pesquisa “Ensino e Práticas de
Geografia” (ENGEO), registrado junto a PRPPg/Unioeste sob o nº 34953/2011.
Nos
dois primeiros meses do subprojeto as atividades se concentraram em leituras e
discussões/debates de textos volta- dos ao ensino de Geografia e, foram
analisados documentos das escolas selecionadas (Projetos Políticos Pedagógicos
– PPPs e Planos de Trabalhos Docentes – PTDs), para que os acadêmicos, com a
orientação dos professores supervisores, tivessem um embasamento teórico. Nos
meses seguintes os bolsistas acadêmicos foram divididos em dois grupos e
iniciaram os contatos diretos com as escolas, para reconhecimento dos espaços,
dos materiais disponíveis, apresentação às turmas. Os supervisores orientaram
os acadêmicos sobre as principais dificuldades dos alunos e a partir disto,
iniciaram-se diversas atividades. Os pibidianos buscam, desde então,
confeccionar materiais didáticos atrativos, coloridos, de baixo custo e que
facilitem o entendimento do conteúdo, em forma de jogos, saídas a campo, entre
outros. Para desenvolver as atividades os acadêmicos têm disponível o LEG, com
espaço físico e materiais.
O
atual Subprojeto do PIBID, foi
aprovado para 2014-2017, com 12 acadêmicos e 2 professores da Rede Estadual de
Ensino do (município de Marechal Cândido Rondon) como bolsistas. Coordenação de
área a partir de Março/2014 fica sob a responsabilidade da Profa. Dra. Marli
Terezinha Szumilo Schlosser. Participam ainda um professor do curso, uma
professora da Rede Pública de Ensino e duas mestrandas como voluntários.
Até julho/2015 participaram e participam os seguintes bolsistas acadêmicos e
professores em ordem alfabética, foram: Acione da Silva Koelzer, Aline Jaqueline Braun, Aline Kammer, Ana Caroline Selzler, Ana Paula Kammer, Andrews Nataniel Raber, Bruna Nadine Holler, Caroline Ester Moellmann, Erci Zimmer Mohr, Fabiane Müller, Gabriel Rodrigues Capponi, Ivone Lodi Sehn, Jennifer
Paola Vicini, Jéssica Aparecida de Ávila Follmann, Jéssica Aparecida Sommavila, Jonathan Harrison Mozer, Juliana Carine Vorpagel, Kely Cristina Zimpel, Larissa da Cruz Casemiro da Silva, Leila Duarte Paranhos, Luiz Henrique dos Santos, Luiz Paulo da Silva, Marilene Francieli Wilhelm, Matieli Cardoso Alves, Nilsa Josiane Steinheuzer, Paula Cristina Wisch, Sabrina Matias, Salete Alves
Baltazar, Soraya Brehn, Vanderson Rafael Muller Dapper e Vanessa Vieira de Oliveira; professores: Claudiane Miriam Wall Packer, Eliane Liecheski Artigas, Guilherme
Felipe Kotz, Marli Terezinha Szumilo Schlosser, Lia Dorotéa Pfluck, e Roseli
Teresinha Lorenzett Faria. Além dos acadêmicos e mestrandas voluntários: Camila
Heimerdinger, Eliete Woitowicz, Rafael Krupiniski e Tais Voelkl Chagas.
Os bolsistas acadêmicos se dedicam de 10 a 12 horas as atividades semanais como segue:
- grupo de estudos;
- oficinas;
- elaboração de materiais didáticos;
- aperfeiçoamento do domínio da leitura, escrita e fala;
- escrita de resumos, trabalhos completos, artigos e capítulos de livros;
- apresentação de trabalhos em eventos;
- acompanhamento e avaliação dos bolsistas de iniciação à docência;
- recondução das escolas, observando o regulamento do programa;
Cópia na integra do primeiro Caderno Pedagógico "O Ensino de Geografia: da teoria à prática".
Os bolsistas acadêmicos se dedicam de 10 a 12 horas as atividades semanais como segue:
- grupo de estudos;
- oficinas;
- elaboração de materiais didáticos;
- aperfeiçoamento do domínio da leitura, escrita e fala;
- escrita de resumos, trabalhos completos, artigos e capítulos de livros;
- apresentação de trabalhos em eventos;
- acompanhamento e avaliação dos bolsistas de iniciação à docência;
- recondução das escolas, observando o regulamento do programa;
Cópia na integra do primeiro Caderno Pedagógico "O Ensino de Geografia: da teoria à prática".
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